Photo | Art | Film

Una Isi Kayawa – Livro da cura é um livro pioneiro, que reúne o profundo conhecimento das plantas e as práticas medicinais do povo indígena Huni Kui, também conhecido como Kaxinawa, maior população indígena que habita a região do Rio Jordão, no Acre. Até então acessível apenas pela tradição oral, este saber ancestral começa agora a se tornar disponível para toda a humanidade.

Livro Una Isi Kayawá, escrito pelos pajés Huni Kuin do rio Jordão em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro conquistou o terceiro lugar na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática do prêmio Jabuti de 2015.

O livro teve um processo criativo bastante original, utilizando os cadernos de anotações dos pajés do rio Jordão. A ideia do livro teve início a partir de um sonho do pajé Agostinho Iká Muru, que faleceu 1 semana após a realização da oficina que deu origem a maior parte do conteudo do livro. O pajé, juntamente com o taxonomista Alexandre Quinet, foram os organizadores do projeto.

Fotografia de Camilla Coutinho, que fez varias viagens imersivas com os pajés e equipe do Jardim Botanico no Acre, para fotografar dentro da mata, as plantas no seu lugar original e nos parques de medicinas em diversas aldeias do rio Jordao.